Banestes Internet Banking - Banco do Estado do Espírito Santo

Informações de Segurança

Módulo de Segurança - Perguntas e Respostas

 
1. O que é o Módulo de Segurança Banestes?
É um aplicativo que, integrado ao Internet Explorer ou ao Firefox (ver requisitos mínimos), tem o propósito de reduzir riscos de atuação de programas maliciosos. São programas que podem ser instalados no seu computador sem seu consentimento e podem capturar ou solicitar seus dados pessoais ou financeiros.

Dessa forma, a intenção do Banco é aumentar ainda mais a segurança dos clientes, correntistas, que utilizam o Internet Banking, com a instalação do Módulo de Segurança Banestes.
2. Como funciona o Módulo de Segurança Banestes?
Esse dispositivo aumenta as chances de identificação e combate de programas maliciosos, tais como: janelas falsas (tipo pop up) solicitando dados de cadastro ou de acesso a sua conta; páginas falsas com imagens/frases relacionadas a instituição financeira de suas contas; ataques realizados por fraudadores ou programas maliciosos que redirecionam navegação para páginas falsas, etc.
3. Como instalar o Módulo de Segurança Banestes?
A instalação é bastante simples:
  • I) Acesse o Internet Banking, com sua conta corrente no site Banestes.
  • II) Logo será apresentada a tela de instalação do módulo. Sempre que acessar o Internet Banking e ainda não tiver instalado o módulo, uma mensagem será apresentada solicitando a instalação.
  • III) Baixe e Execute o instalador do Módulo de Segurança.
A instalação é obrigatória nos computadores que você desejar utilizar o Internet Banking Banestes.
4. Quais os requisitos necessários para instalação?
Os requisitos são:

REQUISITOS MÍNIMOS

Sistemas Operacionais:
- Windows: 7 (32/64 bits) ou superior;
- Mac OS X versão 10.7 ou superior;
- Ubuntu 14.04, 16.04 (32/64 bits) ou superior;
- Mint 17.3, 18.1 (32/64 bits);
- Debian 8.7 (32/64 bits);
- Fedora 24 (32/64 bits) ou superior;
- Open Suse 42.2 (32/64 bits) ou superior.

Navegadores:
- Internet Explorer 10 ou superior;
- Firefox 35 ou superior;
- Chrome 31 ou superior;
- Safari 7 ou superior.

IMPORTANTE!

É necessário que o usuário tenha o Perfil de Administrador do computador onde será instalado o Módulo, para obter a permissão de instalação.

Usuários de rede corporativa, devem solicitar ao Administrador da Rede a instalação do módulo em sua estação de trabalho.

5. Como verificar se o Módulo de Segurança foi corretamente instalado?
Quando o Módulo for corretamente instalado, o selo abaixo será apresentado:
 
Módulo Ativo
Módulo de
Segurança Ativo

OBSERVAÇÕES:

  • a) Se necessário será solicitado que você reinicie o seu computador, salve os arquivos abertos e reinicie o computador. Após o reinicio do computador acesse o Internet Banking, se a instalação ocorreu normalmente a tela de login exibirá o selo Módulo de Segurança Ativo (figura acima).
  • b) Ao instalar o módulo no Firefox, você deve reiniciar o navegador e, em seguida, acessar o Internet Banking que exibirá o selo (figura acima) indicando que o módulo está ativo.
6. Um Antivírus substitui o Módulo de Segurança Banestes?
Não, o módulo provê segurança durante o acesso ao Internet Banking Banestes.

Proteções fornecidas por programas antivírus também não substituem sua atuação. O Banestes recomenda a utilização do módulo e a constante atualização de um antivírus, antispyware e de um firewall pessoal conceituados.

O sistema operacional e o navegador também devem receber todas as correções e atualizações de segurança disponibilizadas pelo fabricante.

Suporte Técnico

No caso da instalação não ocorrer corretamente e ao efetuar o acesso ao Internet Banking ser solicitada novamente a instalação do módulo, por favor entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações.

Atendimento em dias úteis, de segunda a sexta (das 7h às 21h40) e aos sábados, de 8h as 19h40.

0800 645 2030