Informações de Segurança

Acesso sem Certificado Digital

 

Índice

O Banestes Internet Banking foi atualizado!

Agora você pode utilizar todos os principais navegadores do mercado para realizar suas transações financeiras.

Foram homologados os navegadores Chrome, Firefox, Internet Explorer, Edge, Opera, entre outros. Em breve, os sistemas operacionais MAC OS e Linux também serão compatíveis com o Banestes Internet Banking.

A usabilidade também recebeu melhorias!

Agora você pode escolher se deseja ou não utilizar seu Certificado Digital Banestes para validar suas transações.


ACESSO SEM CERTIFICADO DIGITAL

Para ter acesso às novas funcionalidades, basta deixar a opção "Acessar utilizando Certificado Digital" desmarcada, conforme mostrado abaixo:

Tela de Acesso ao Internet Banking
Figura 1

ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL

Caso não tenha gostado da mudança ou queira utilizar seu Certificado Digital Banestes para ter acesso a limites diferenciados, basta marcar a opção "Acessar utilizando Certificado Digital". Dessa forma, o Banestes Internet Banking funcionará da forma antiga e exigirá o certificado digital para validar suas transações financeiras

Tela de Acesso ao Internet Banking
Figura 2

OBS: Os limites para transações com e sem certificado digital são diferentes e estão listados na Tabela de Limites Diários.


CADASTRAMENTO DE APELIDO

Após acessar sua conta, será solicitado que você informe um apelido para o dispositivo. Este apelido será utilizado posteriormente, no momento da habilitação.

Recomendamos definir apelidos que facilitem a identificação do dispositivo, como por exemplo: "Computador_do_Trabalho", "Notebook_de_Casa", etc.

Tela de Acesso ao Internet Banking
Figura 3

INSTRUÇÕES DE HABILITAÇÃO

Após cadastrar o apelido, será exibida a tela de confirmação, contendo instruções para o processo de habilitação do dispositivo.

Tela de Acesso ao Internet Banking
Figura 4

Para habilitar seu dispositivo ou realizar transações financeiras, é necessário possuir o Código de Acesso. Caso ainda não possua, será necessário dirigir-se à sua agência de relacionamento.

O Código de Acesso é uma senha alfanumérica (composta por letras e números) definida pelo próprio cliente. Ela é utilizada para validar as transações feitas no Banestes Internet Banking.

Se você ainda não possui o Código de Acesso, procure sua agência de relacionamento e solicite-o junto a seu gerente.

Após habilitado, seu dispositivo estará pronto para realizar transações financeiras no Banestes Internet Banking.


DÚVIDAS FREQUENTES − PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 - Já possuo Certificado, mas não marquei a opção "Acessar utilizando Certificado Digital" no momento do login e agora não estou conseguindo utilizar meu certificado digital. O que devo fazer? Meu Certificado Digital foi cancelado?
Não se preocupe, seu Certificado não será cancelado, independentemente de marcar ou não a opção supracitada. Para fazer com que o Internet Banking volte a solicitar o Certificado Digital, basta encerrar a sessão atual, clicando no botão "Sair" e, no próximo login, marcar a opção "Acessar utilizando Certificado Digital". Sempre que esta opção for marcada, o Certificado Digital voltará a ser solicitado para confirmação das transações.

2 - Meu Certificado Digital venceu. Vou continuar podendo realizar transações financeiras?
É possível realizar transações financeiras, mesmo que o Certificado Digital esteja vencido. Para isso, basta não marcar a opção "Acessar utilizando Certificado Digital". Os limites disponíveis para transações que não foram validadas pelo Certificado Digital estão listados na Tabela de Limites Diários, na coluna "Sem Certificado".

3 - Ao tentar acessar o Banestes Internet Banking, aparece a mensagem "Instale já o Módulo de Segurança". O que devo fazer?
O Módulo de Segurança é parte integrante do Banestes Internet Banking, indispensável ao seu funcionamento, portanto, sua instalação é obrigatória. Caso encontre dificuldades na instalação do módulo, entre em contato com a Central de Atendimento Banestes, nos telefones (27) 3383-2030 para Região Metropolitana da Grande Vitória e 0800-645-2030 para as demais localidades.

4 - Ao tentar realizar uma transação no Banestes Internet Banking, foi exibida a mensagem "Valor acima do permitido para o mesmo dia". O que devo fazer?
Os valores diários permitidos para transações sem Certificado Digital estão listados na Tabela de Limites Diários. Para transacionar com valores maiores, utilize seu Certificado Digital, o Banestes Celular ou ainda o Banestes.Corp Banestes, no caso de pessoas jurídicas.

5 - Ao tentar realizar uma transação, recebi a mensagem de "Computador não habilitado para esta operação". O que devo fazer?
Apenas dispositivos habitados podem realizar transações financeiras sem certificado digital. Para habilitar seu dispositivo, siga os passos descritos na Figura 3.